Seu carnaval frenético – que acontecerá em 2024 entre 9 e 17 de fevereiro – e as celebrações da véspera de Ano Novo podem ser lendários, mas o fascínio do Rio vai muito além desses eventos exclusivos.
Esta é uma cidade generosamente abençoada pela geografia e pelo clima, com quilômetros de praias, montanhas arborizadas e mais do que seu quinhão de ícones globais: do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor até a grande extensão arenosa de Copacabana. Esta diversidade física encontra eco numa população diversificada de ascendência indígena, europeia, asiática e africana. O resultado é uma cidade com apelo o ano todo e uma cultura carioca própria.
Se você está procurando uma pausa cheia de samba em uma das cidades mais emocionantes do mundo, aqui está o seu guia definitivo, incluindo o que fazer, onde comer e beber e os melhores lugares para ficar.
Conheça o terreno pegando o teleférico até o Pão de Açúcar. A vista daqui de cima abrange Copacabana, o Centro e a baía repleta de iates de Botafogo, tudo sob o olhar benevolente do Cristo Redentor olhando do Corcovado. Absorva a cena a partir dos mirantes e depois siga a trilha ao longo de seu flanco para fugir da multidão.
O maior trunfo do Rio são seus quilômetros de areia dourada. As praias são tanto um lugar de convívio quanto de banho de sol, atraindo os cariocas para jogar bola com os menores trajes de banho. Escolha entre Copacabana, ideal para toda a família, a animada cena surfista do Arpoador ou a alta e bronzeada Ipanema. Esqueceu alguma coisa? Não se preocupe: um exército de comerciantes patrulha o dia todo, vendendo de tudo, desde salgadinhos e roupas de banho até cerveja gelada e chapéus-panamá.
Vá ao Centro histórico para descobrir sua energia e arquitetura. Prédios públicos opulentos e vitrines desbotadas e pintadas em tons pastéis ficam ao lado de obras-primas modernistas e imponentes monstruosidades dos anos setenta. Passeie pelas ruas de paralelepípedos e pelos mercados caóticos e depois entre em qualquer igreja colonial para observar seu interior. Não perca o maravilhoso Museu de Arte ou o futurista Museu do Amanhã, à beira-mar, em Santiago Calatrava, e suas exposições digitais sobre mudanças climáticas e sustentabilidade.
Experimente o cenário arborizado do Rio com uma visita ao Jardim Botânico. Por estar na orla da floresta da Tijuca, é repleto de vida selvagem. Fique atento aos saguis, macacos, preguiças e tucanos enquanto passeia pelas avenidas de palmeiras.
Não há melhor maneira de ver os pontos turísticos do que de um helicóptero. A Vertical Rio oferece voos turísticos de meia hora, ainda mais memoráveis pelo fato de seus helicópteros não terem portas. Navegue ao longo da costa e bem acima do Cristo Redentor para uma “selfie de sapato” épica (sim, é uma coisa) que causará inveja no Instagram.
Música e paixão sempre estiveram na moda no Belmond Copacabana Palace. Inaugurado em 1923 na Praia de Copacabana, este marco centenário de 239 quartos continua sendo o endereço mais elegante do Rio. Uma remodelação recente deu a todos os 239 quartos uma atualização contemporânea, embora a sua história glamorosa seja lembrada no “hall da fama” dos antigos hóspedes (que inclui retratos de todos, desde Ginger Rogers à Princesa Di).
Ao longo da costa, no sofisticado Leblon, você encontrará o superestiloso Janeiro Hotel. Todos os seus 51 quartos têm pelo menos vista parcial para o mar e são grandes, luminosos e lindamente decorados com uma estética que combina a simplicidade escandinava com um toque distintamente tropical. Linhas limpas, madeira clara, travertino, linho e obras de arte em palmeiras fazem com que pareça extremamente elegante, além de haver um bar na cobertura e uma piscina olímpica exclusiva para os hóspedes.