Brasil oferece uma gama de belezas naturais, marcos históricos e cidades vibrantes que rivalizam com quase qualquer outro país do mundo.
Esta vasta nação é conhecida por suas costas deslumbrantes e paisagens naturais ao redor de cidades caracteristicamente encantadoras como o Rio de Janeiro, mas algumas de suas cidades e vilas permanecem cronicamente negligenciadas.
O Rio continuará a atrair atenções devido às suas celebrações de Carnaval e marcos mundialmente famosos, mas outras grandes cidades como São Paulo e Salvador estão ganhando destaque, com visitantes descobrindo sua rica arquitetura, artes e sítios históricos.
A capital, Brasília, é um destino único devido ao seu design vanguardista, enquanto lugares como Paraty e Florianópolis acolhem turistas que preferem relaxamento tropical em vez de visitar museus.
Enquanto isso, destinos como Ouro Preto e Olinda são como monumentos vivos dos tempos coloniais, oferecendo um vislumbre fascinante da história do país.
Seja você um amante da história, das praias ou da vida noturna, há provavelmente um lugar para você no Brasil; reunimos uma lista das melhores cidades e vilas para visitar.
São Paulo
A maior cidade do Brasil abriga cerca de 20 milhões de pessoas e, nos últimos tempos, tornou-se uma das cidades mais importantes do continente. Assim como o Rio, São Paulo é banhada por longos trechos de praia e possui uma população acolhedora que a torna um lugar vibrante para visitar.
Existem alguns espaços verdes, incluindo o Parque Ibirapuera, um oásis de 400 acres que é a resposta de São Paulo ao Central Park, mas a única selva aqui é de concreto, com a cidade caracterizada por uma abundância de arranha-céus. Para algumas das melhores vistas, vá ao Farol Santander, de 161 metros de altura, ou ao Edifício Itália, de 46 andares.
São Paulo tem um orgulho feroz de seu passado, mas também é cosmopolita, provavelmente ajudada por seu papel como coração econômico do país. Possui uma variedade de museus e centros culturais – focando em tudo, desde futebol até o desenvolvimento da língua portuguesa e história afro-brasileira – além de galerias de arte contendo tanto obras modernas quanto renascentistas.
Onde ficar
Situado na parte mais segura da cidade, no bairro dos Jardins, o Tivoli Mofarrej oferece luxo tranquilo em um ambiente moderno. Os quartos são espaçosos e contemporâneos, complementados por um spa premiado, área de piscina externa e um restaurante nipo-brasileiro.
Rio de Janeiro
A capital do país até 1960, o Rio de Janeiro é frequentemente visto como o rosto do turismo no Brasil. Tornou-se um destino de lista de desejos, tão famoso por sua atmosfera acolhedora quanto por seus magníficos sítios naturais e longos trechos de praia.
Uma das cidades mais pitorescas do mundo, o Rio fica em uma grande baía flanqueada por areias douradas e colinas imponentes. A cidade possui três marcos particularmente conhecidos: a estátua do Cristo Redentor e o Pão de Açúcar são imperdíveis para vistas panorâmicas da cidade, enquanto uma tarde tomando coquetéis na praia de Copacabana é uma ótima maneira de se familiarizar com a cidade e seus habitantes.
Longe da natureza, o Rio tem muito mais a oferecer aos turistas. A celebração do Carnaval em fevereiro é uma das maiores festas do mundo, enquanto a vida noturna da Lapa continua agitada o ano todo. Os museus da cidade exibem a história brasileira, arte moderna e exposições de ciência futurista, enquanto seus times de futebol estão entre os melhores do continente.
Onde ficar
Para uma estadia convenientemente localizada em Copacabana, escolha o Hotel Astoria Palace. Situado perto do centro da famosa praia, este hotel moderno beneficia de um terraço e piscina na cobertura, com quartos minimalistas e elegantes.
Brasília
A atual capital do Brasil foi concebida como parte de um projeto de modernização nacional e foi rotulada pela Unesco como um “marco na história do planejamento urbano”.
Esta cidade planejada é repleta de elementos de design futurista, e vários dos sítios mais impressionantes são edifícios governamentais, das torres do Congresso Nacional ao Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
A catedral da cidade e o Santuário Dom Bosco tornaram-se duas das estruturas religiosas mais icônicas do Brasil, enquanto a Praça dos Três Poderes é talvez o local mais dramático da cidade, ladeado por vários monumentos e edifícios importantes. Tudo isso se combina para dar à cidade um toque retrô, apesar de seu design futurista.
O Centro Cultural Banco do Brasil é o coração cultural da cidade, com uma programação variada de eventos e duas galerias para exposições temporárias, enquanto o Museu Nacional contém as melhores exposições de arte da cidade. Leis de zoneamento significam que a maioria dos espaços verdes (e das áreas de vida noturna mais animadas) estão fora do centro, então visite o ‘Parque Nacional’ da cidade, o Lago Paranoá ou o Parque Municipal do Itiquira para se reconectar com a natureza durante uma visita.
Onde ficar
O Meliá Brasil 21 é um hotel moderno na área bem desenvolvida da Asa Sul, a menos de três quilômetros da maioria das principais atrações de Brasília. Os quartos são espaçosos e funcionais, com o destaque do hotel sendo uma grande área de cobertura e piscina com vistas incríveis.
Salvador
Salvador já foi a capital colonial de Portugal e hoje partes da cidade são caracterizadas pelo antigo império, desde uma gama de arquitetura colonial até uma vibrante cultura afro-brasileira. Suas praias e clima mais ameno fazem dela um destino turístico popular entre os brasileiros, com muitos também visitando para festas de Carnaval que rivalizam com as do Rio em escala.
A arquitetura da cidade é uma mistura de arranha-céus e edifícios coloniais, a maioria dos quais está no centro histórico. Conhecido como Pelourinho, esta área labiríntica de ruas de paralelepípedos é repleta de dezenas de estruturas em tons pastéis e se tornou o centro da cultura afro-brasileira, abrigando escolas de dança, aulas de capoeira e museus sobre a história afro-brasileira e arqueologia e etnologia locais. A praça Largo do Pelourinho, perto do centro do bairro, é um dos pontos de vida noturna mais agitados da cidade.
Onde ficar
O hotel Fera Palace fica próximo à costa, perto do distrito do Pelourinho, oferecendo fácil acesso a algumas das partes mais emocionantes da cidade. Seus quartos são grandes, coloridos e confortáveis, enquanto a decoração em todo o hotel é extremamente elegante, do bar ao terraço na cobertura (que oferece vistas panorâmicas do mar).
Manaus
Manaus é apenas uma das duas cidades na Amazônia – junto com Belém – que abriga mais de um milhão de pessoas. A cidade é o portão de entrada para o rio e a floresta, próxima de onde muitos passeios partem, proporcionando um último vislumbre de civilização antes de partir para uma aventura amazônica.
Não surpreendentemente, considerando sua localização, Manaus é repleta de beleza natural, como o famoso ‘Encontro das Águas’, onde a água quase negra do Rio Negro se encontra com a água cor de cáqui do Rio Solimões. Os 9.000 acres do Parque Ecológico de Janeiro oferecem um passeio intrigante na Amazônia, mas para algo na periferia da cidade, os jardins botânicos Adolpho Ducke fornecem uma floresta urbana que se estende por mais de 100 quilômetros quadrados.
Manaus em si tem muito mais a oferecer longe da natureza. O teatro do século XIX é um dos marcos mais impressionantes da cidade (e abriga vários shows regulares de teatro e ópera), enquanto o Museu da Amazônia abriga artefatos de todo o estado e da área da floresta tropical. Faça um tour pelo mercado Adolfo Lisboa para a oportunidade de comprar uma lembrança ou relaxe em uma praia amazônica na Praia da Lua.
Onde ficar
O Juma Opera Boutique Hotel é a melhor opção para ficar em uma localização central em Manaus, incluindo um terraço com vista para o teatro, uma grande piscina externa e interiores elegantes.
Recife e Olinda
Recife é um dos principais centros turísticos do nordeste, misturando uma bela costa com um centro histórico cativante e um cenário urbano em expansão. Os museus da cidade cobrem arte moderna, a história da cidade e parte da cultura do estado (no Cais do Sertão), enquanto a costa ao redor da cidade e ao sul tem algumas das melhores praias do estado, incluindo Pina, Carneiros e Boa Viagem.
O centro antigo de Recife, conhecido como Recife Antigo, está localizado na ilha e é um dos bairros mais pitorescos de qualquer cidade do Brasil. Como uma versão mais grandiosa do Pelourinho de Salvador, é repleto de amplas ruas de paralelepípedos, arquitetura colonial colorida e uma série de bares e restaurantes que fizeram dele o centro de socialização da cidade.
Olinda, que fica a cerca de seis milhas de Recife, é outro maravilha da era colonial. Quase como uma versão menor do Recife Antigo misturada com as estruturas caiadas de Ouro Preto, abriga uma rede de conventos, capelas e igrejas barrocas espalhadas entre jardins e colinas.
Onde ficar
O Hotel Luzeiros oferece aos hóspedes luxo acessível não longe da praia e das principais atrações da cidade.