Dominando a massa terrestre da América do Sul, o Brasil é um país enorme que abriga uma população diversificada. O samba ecoa pelas ruas de suas cidades durante o carnaval, enquanto os fãs fanáticos de futebol gritam até ficarem roucos nos estádios do país.
Com algumas das praias mais bonitas do mundo e um rico patrimônio cultural, as melhores cidades do Brasil têm uma infinidade de encantos que vão surpreender e atrair os visitantes às suas costas.
1. Belo Horizonte
Capital do estado de Minas Gerais, esta cidade é nomeada pela bela vista que oferece das montanhas da Serra do Espinhaço nas proximidades. Um emaranhado expansivo de arranha-céus e favelas, Belo Horizonte possui ruas arborizadas e parques que a tornam surpreendentemente agradável de visitar – embora, verdade seja dita, não haja muitas atrações turísticas.
Como uma grande cidade, possui diversos museus e locais culturais para explorar, além de uma arquitetura impressionante. Muitas pessoas fazem uma parada aqui a caminho de Ouro Preto e Tiradentes.
2. Natal
Popular entre os turistas brasileiros que vêm em busca do mar, sol e areia, Natal não oferece muito mais além disso. No entanto, é um lugar pacífico para visitar, com algumas praias encantadoras ao redor. Ponta Negra, com suas enormes dunas de areia, é o destaque definitivo.
Além disso, apenas o distinto Forte dos Reis Magos, que remonta a 1598, realmente vale a pena ser visitado. Como é a capital do Rio Grande do Norte, muitos visitantes a utilizam como ponto de partida para explorar lugares mais fascinantes no estado.
3. Niterói
Localizada do outro lado da baía do Rio de Janeiro, Niterói raramente é visitada por turistas. Embora os cariocas brinquem que a melhor coisa sobre Niterói é a vista do Rio – que é espetacular – há vários locais interessantes que valem a visita.
Pegar a balsa até lá é uma experiência libertadora, e o impressionante Museu de Arte Contemporânea, projetado por Oscar Niemeyer, é visualmente incrível, mesmo que não haja muito dentro dele. A vizinha Itacoatiara é uma das praias mais bonitas do estado, e para a vista mais incrível do Rio, não deixe de ir ao Parque da Cidade.
4. Santos
Além de ter o maior e mais importante porto marítimo da América do Sul, Santos possui praias bonitas, ladeadas por blocos de apartamentos brancos que se estendem até a areia. Ao longo da orla, você encontrará o amplo jardim de frente para a praia – que vale a pena explorar, assim como as ruas antigas nas proximidades, que costumavam abrigar os barões do café que negociavam seus preços aqui.
Um destino popular entre os paulistas, Santos também possui um centro histórico agradável. Se você está procurando uma ótima vista da cidade, pegue o bondinho até o topo do Monte Serrat.
5. Ouro Preto
Uma encantadora cidade colonial situada entre as encostas inferiores da Serra do Espinhaço, Ouro Preto possui um belo centro histórico, e não é difícil entender por que é um destino turístico tão popular.
Significando “ouro negro”, a cidade estava no centro da corrida do ouro no Brasil, e apesar de seu tamanho pequeno, foi anteriormente a capital do estado. Passear pelas ruas de paralelepípedos da cidade antiga é como dar um passo atrás no tempo, e as antigas igrejas espalhadas pelos morros apenas adicionam à beleza do cenário.
6. Campo Grande
A riqueza desta cidade rural vem do gado e da agricultura. A terra marrom sobre a qual é construída lhe rendeu o apelido de “cidade morena”. Como parada importante na rota comercial entre Argentina, Bolívia, Paraguai e sul do Brasil, Campo Grande também possui um ambiente cosmopolita devido às pessoas diversas que agora a chamam de lar. Com sua grande população estudantil, é um lugar animado para sair à noite, com muitos bares e restaurantes à disposição.
7. Belém
Como a cidade mais bonita para visitar na Amazônia, os visitantes estão muito melhor parando em Belém do que em Manaus; possui um centro colonial encantador, uma arquitetura fantástica e uma culinária deliciosa. Localizada na margem da Baía de Guajará, perto da foz do Amazonas, você pode fazer viagens para outros lugares ao longo da costa, além de seguir pelo próprio Rio Amazonas.